A HERDADE DA MINGORRA

Uma Terra de Perdizes

PROJECTO APAIXONANTE

Nas terras quentes do Baixo Alentejo, a escassos quilómetros da cidade de Beja, há uma das mais antigas culturas vitícolas da região. São vinhas com décadas de história que Henrique Uva preserva e rentabiliza há anos e as quais sempre quis valorizar como produtor independente.
Em 2004 concretizou-se o sonho, com o projecto a dar pelo nome de Henrique Uva / Herdade da Mingorra. A Adega está devidamente enquadrada nos 1.400 ha de uma paisagem que chega a ser exuberante, tal é a diversidade de culturas e fauna, com várias bacias hidrográficas a funcionarem como autênticos oásis. A Adega assume-se como um autêntico lugar de culto. Um espaço onde a modernidade e a funcionalidade convivem, de forma indelével, com as técnicas mais tradicionais.

HENRIQUE UVA

Fundador

PEDRO HIPÓLITO

Uma das maiores
referências nacionais

ONDE A EXCELÊNCIA SE FUNDE COM A EXPERIÊNCIA

O resultado só podia ser vinhos de grande qualidade, consistentes, alguns deles até inovadores e com uma excelente relação qualidade / preço, fruto do trabalho de uma equipa dinâmica, empreendedora e criativa, liderada pelo enólogo Pedro Hipólito. A excelência da cultura vitícola, bem como as condições estruturais e humanas do projecto, têm constituído o segredo do sucesso. 

Os vinhos têm sido alvo da unanimidade dos críticos no que toca à qualidade e as vendas, tanto a nível nacional como nos mercados de exportação, têm vindo a aumentar. É, portanto, com optimismo, mas também com redobrada responsabilidade, que o futuro é encarado…

ÁREA (ha)

1400

ADEGA (m2)

2000

TIPOS DE CASTAS

23

PRODUTOS

14

A HERDADE

No total são 1.400 ha de área, referentes às três propriedades: Herdade da Mingorra, Sociedade Agrícola do Barrinho e Herdade dos Pelados. Para além dos 135 ha relativos à vinha, 210 ha são de olival com rega, 200 ha de amendoal em regime intensivo, e os restantes de cultura tradicional e floresta. A exploração cinegética é, também, uma actividade com grande dinâmica, nomeadamente com a caça de salto às perdizes, estando também a ser estudada a construção de uma unidade de turismo rural.

A HERDADE

No total são 1.400 ha de área, referentes às três propriedades: Herdade da Mingorra, Sociedade Agrícola do Barrinho e Herdade dos Pelados. Para além dos 135 ha relativos à vinha, 200 ha de amendoal em regime intensivo, 125 ha de regadio por  “pivot” e os restantes de cultura tradicional e floresta. A exploração cinegética é, também, uma actividade com grande dinâmica, nomeadamente com a caça de salto às perdizes, estando também a ser estudada a construção de uma unidade de turismo rural.

VINHA

Os registos comprovam que na propriedade há vinhas plantadas há mais de 40 anos, uma salutar raridade na região.

Sublinhe-se que, face à mais-valia que representa a antiguidade das vinhas, tem vindo a ser feito um enorme esforço e manutenção desta raridade, ainda que não descurando a necessária adaptação e reestruturação, consentânea com as exigências actuais. Por essa mesma razão, apostamos tanto em castas autóctones como em castas internacionais, de forma a obter vinhos alentejanos modernos, adaptados ao mercado actual, respeitando sempre o caracter dos vinhos da região.

40 ANOS

60 ha de vinha velha, com cerca de 40 anos, das mais antigas de que há registo a serem plantadas e organizadas em talhões, aramadas e separadas por castas;

25 ANOS

40 ha de vinha com 25 anos.

12 ANOS

30 ha de vinha com 12 anos.

4 ANOS

10 ha de vinha com 4 anos.

CASTAS

castas-velhas

CASTAS TINTAS VELHAS

Trincadeira
Aragonez
Alfrocheiro
Castelão
Alicante Bouschet
Merlot

CASTAS TINTAS < 12 ANOS

Cabernet Sauvignon
Merlot
Aragonez
Touriga Nacional
Syrah
Alicante Bouschet
Petit Syrah
Petit Verdot
Baga
Tinto Cão

CASTAS BRANCAS

Antão Vaz
Arinto
Verdelho
Semillon
Alvarinho
Viognier
Sauvignon Blanc

FAMÍLIA ENORME

FAMÍLIA ENORME

FAMÍLIA ENORME